Thursday, September 28, 2006


O Crime
Finalmente, toda a confusão se desvaneceu, (ou começou). Finalmente, descobrimos o que se estava a passar. Mais valia nunca ter sabido, mais valia nunca ter acontecido. O Prof. Hannappel foi assassinado na segunda-feira e o Prof. Pablo Mendes de León foi levado a prestar declarações. Aparentemente o corpo do Prof. Hannappel foi descoberto em sua casa na terça-feira ao fim do dia após o seu desaparecimento da vida quotidiana durante o dia ter levantado suspeitas numa personalidade tão rotinada. O Prof. Mendes de León, como seu natural sucessor na competitiva vida académica que existe nas Universidades, da qual Leiden não é excepção, é quem mais beneficia com a morte do Académico e por isso teve imediatamente de prestar declarações. Mesmo assim, parece-me um pouco estranho escolherem-no a ele.

Contudo, a vantagem de escrever isto com alguns dias de atraso permite-me adiantar mais informação do que a que tinha quando originalmente escrevi este texto, veio a saber-se que uma vizinha tinha ouvido uma discussão de Hannappel com alguém, em Holandês, sobre precisamente o nosso LL.M., pelo que, de uma forma geral, todos somos suspeitos do horrivel crime. O Mendes de León em primeiro lugar, os alunos de seguida. Ainda assim a discussão foi em Holandês, pelo que não nos têm incomodado excepção feita ao Robert que, como cidadão Holandês, podia ter tido a referida discussão. Aparentemente houve uma discussão, moveis partiram-se e o Hannappel foi surpreendido com um golpe seco na nuca de um vaso que era sua propriedade.

Excusado será dizer como todo o ambiente se tornou bastante pesado. As nossas aulas vão continuar, isso já sabemos agora. A Judith parecia bastante desconsolada com toda a situação o que é, digamos, normal. Contudo, parece-me que exagera um pouco na tentativa de manter a nossa vida quotidiana como se bastasse trocar o Hannappel por outra pessoa, (até o jantar de hoje em casa da Paula continua organizado sem possibilidade de adiamento, mais um facto de socialização forçada).

O Hannapel será substituido e, como é natural acontecer em situações semelhantes a esta, o Mendes de León dará as aulas dele durante um periodo de tempo ate existir substituto. A noticia, contada pela Judith com o Mendes de León presente, caiu, claro está, como uma bomba. Todos nos olhámos surpreendidos e apenas uma cara sorridente existia na sala, a do Kabenda, ou Kabeza, ou lá como se chama o Camaronês que me esqueço sempre dele. Mas suspeito que tal sorriso queria apenas dizer que ele não estava realmente a perceber o que se estava a passar. O Imoh explicou-lhe a situação mais tarde, segundo me contou.

Espero que apanhem o assassino depressa e levantem a suspeita que paira sobre toda a turma. Será um jantar certamente desagradável

No comments: