Wednesday, September 20, 2006

Chegado a Leiden, as primeiras impressões.


Como se a minha voz fosse mais alta que a de qualquer pessoa que cá chega.

Por suposto, qualquer um pode comentá-lo em seu pleno direito, mas imaginemos, em acto de gaudio pessoal de um narrador (o qual não é nunca mais do que meramente identificavel com a pessoa que se encontra por detrás dele, o pensador das ideias que um narrador concretiza), que a nossa opinião tem qualquer valor, um toque especial que nos permite, não descrever, mas sentenciá-lo. Pois bem, nesses termos, Leiden é pequeno, Leiden é muito pequeno, daquelas terras que em meia hora a pé se encontra percorrida. Com todos os luxos e sabores que isso significa, posso afirmar que no primeiro dia, em que ainda andei bastante a pé, fiz um amigo, um gato sentado ao sol, de um branco com preguiçosas manchas laranja.

No segundo dia em Leiden, o gato já lá não estava... mas isso é porque chovia, chovia não...chovia bastante. Comecei as minhas aulas, uma turma de pessoas dedicada à aviação. Uma mesa de sabedores de APU’s, basicamente.sabedores de APU’s entenda-se, pessoas que sabem o que um APU é, digamos que mais do que isso duvido que muitos ali percebessem. Um Professor descendente de segunda geração do proprio Cooper, e sabedoria a rodos a circular na sala.

Fora da sala, comida holandesa, as primeiras palavras em Holandes, Koffie Verkeert, ou algo parecido que será o mais parecido com uma meia de leite que se consegue por aqui (sejamos honesto, tudo o resto é impossivel de desejar, ou intragável de comparar) e uma bicicleta, sim...uma bicicleta. A Line foi ao teatro e no regresso um drogado (deverei dizer toxico-dependente) para ser correcto? Anyway, este toxicodependente tinha uma bicicleta acabada de roubar e vendeu-a por cinco euros. Assim, como a dela está avariada, vai usando a “minha” nova bicicleta durante uns dias até eu a receber. Na verdade nao tenho precisado dela e ela vai sabendo como conduzir uma bicicleta sem travões...ah, pois, esqueci-me de dizer, não tem travões. Bem vindo a Leiden.


No comments: