Wednesday, October 04, 2006



Defesa de Honra

Velvet Underground - European Son

Em retaliação pelos meus comentários à sua maquina fotográfica nova (pois só pode ser mesmo por isso), fui injustamente acusado de cometer o homicidio do Prof. Haannappel.

Obviamente, seria incapaz de matar quem quer que seja. Mas mais importante que isso, preocupa--me uma suposta revelação de instintos assassinos da minha parte. Certo que para a policia holandesa serei igualmente suspeito, afinal, todos somos, agora para vocês?

De qualquer forma insisto em "limpar" a minha honra quanto ao que aconteceu, já me bastam as negras nuvens de Leiden (e os seus ocasionais aguaceiros). Já me basta o ambiente que se vive por aqui, os olhares entre todos neste "cluedo" ao vivo. Tudo somado, não preciso de pessoas em Portugal a achar que eu o poderia ter feito.

Em primeiro lugar, não tenho motivo, mal conhecia o homem e comigo não tinha tido qualquer problema, claro que já tinha ouvido falar da fama dele, mas nunca me tinha directamente saído nada da sua cartola.

Em segundo lugar, posso recordar perfeitamente o dia, penso que me lembrarei dele durante muito tempo, em que ele morreu. Fui dos primeiros a sair de casa dele com o Imoh, caminhámos directamente, sem nunca nos separar até à estação de comboio, apanhámos o comboio para Leiden em "sprint", entrando no ultimo segundo, chegados a Leiden seguimos os nossos caminhos. Estava terrivel, e anormalmente cansado nesse dia em virtude da visita de estudo detestável do nosso "fucked up bunch of people", e fui dormir directamente. Na altura o quarto ainda era o da Line e a Valeska ainda lá estava, pelo que tenho testemunhas, a Valeska que a ver os "angels of America" já estava no quarto e no quarto ficou, que eu saiba, o resto da noite enquanto eu dormia. Tenho quase a certeza que ela não saiu, pois ouvi a Line chegar e as duas falaram.

Portanto, estou totalmente protegido. Podem deixar de suspeitar de mim. Sou um mero narrador, e encaro a minha falta de qualidade como tal como a principal razão pela qual não fui, logo de inicio, descartado como possivel criminoso. Tento contar uma história, uma história impressionante que me está a acontecer. Às vezes ressacado, com uma caneca de nescafé à frente, sei que posso saltar passos essenciais, tento reduzir propositadamente as partes mais discritivas dos diálogos mais relevantes, pois o formato de publicação em Blog é inimigo de longas entradas. Mas tento, o melhor possivel, contar uma história, como as histórias que se contam às crianças, inventadas no momento, sabendo que, desde que haja principes e castelos e dragões, eles vão gostar. Do mesmo modo vou contando, sem regras nem principios, sem descrições pormenorizadas, os trechos mais importantes, aqueles onde entram os principes e os dragões e os castelos.

Sou um mau narrador, mas contudo um narrador inocente!

2 comments:

Trendy Jorge said...

Meu caro,

Acredita que, apesar das acusações - as quais,apesar de tudo, nem o foram, antes assumindo o cariz de teasers -, nem por um segundo duvidei da tua inocência (De todo o modo, o comentário da máquina ficou registado no meu little black book).

Tens que perceber, contudo, que a nossa (minha) fastidiosa vida por terras lusas, que se vai repetindo em constante monotonia e melancolia, a acrescer ao facto de ter que trabalhar (algo a que me tenho vindo a desabituar), cria, em mim, pelo menos, uma profunda necessidade de escapar, sendo este crime um pretexto perfeito para partilhar contigo as tuas experiências aí por fora. Envolver-te activamente na história só a torna mais apetecível e surreal.

Confesso, ainda, que talvez tivesse também um pouco de inspiração "Patrick Bateman": Chico Dias - Portuguese Psicho (Não desisto de te arrastar para o lado yuppie).

Enfim, como vês o trabalho está a dar cabo de mim. E ainda por cima ontem tive que ir a um casamento e hoje estou de volta ao trabalho.

Tenho urgentemente que ir às compras. Alguma recomendação?

Um grande abraço.

Polly Jean said...

:)
e os aeroportos:)))
e eu pouco inspirada.
e ouvindo radiohead. porque gosto. muito. e porque estou de regresso ao trabalho.
e este blog está no minimo delicioso.
parabéns.