Tuesday, January 16, 2007


I Just need the eggs like anyone else


banda sonora: Paul Simon - Mrs. Robinson


Ok, o que se faz em Leiden assim que existe um momento para respirar e tentar ultrapassar um horrivel exame? Aproveita-se para ver um filme.
Desde que li o "Goodbye Columbus" do Roth andava com vontade de rever o Annie Hall, entao trouxe-o comigo para Leiden, tenho de admitir, tinha saudades deste filme, tinha saudades do Allen e sim, a Diane Keaton e excelente (btw, nome verdadeiro dela e Diane Hall... ainda que o Woody Allen recuse assumir o filme como biografico, e claro que algo existe ali). Ja sei, certos trendy blog readers vao dizer que o Woody Allen e um judeu impossivel de aturar, esquerdista e menino do Village por muito que construa a critica dessa gente. A questao que me apetece hoje deixar e precisamente essa, nao necessariamente se o Woody Allen e um verdadeiro brooklin jew em sagaz critica da vida no Village, ou se ele acaba por ser tambem um comediante do Village que, como todos os bons comediantes, constroi a sua critica a partir de um mundo onde ele proprio habita e pelo qual se deixa influenciar. (quero afastar-me completamente daquele sentimento de, falemos do filme, falemos do valor do filme enquanto comedia, facamos poses de reflexao sobre o tratamento dado por Hollywood as comedias, ou debrucemo-nos sobre algo a que nos referimos como "a obra" e as suas tecnicas de magic realism, dai claro, podemos discutir a literatura dos anos sessenta que tambem esta cheia de magic realism, alem do mais,admito-me uma vitima do magic realism, normalmente referido como "o real maravilhoso" na critica litaeraria de certas obras como o meu livro favorito, o Alexandra Alpha do Cardoso Pires. Gosto de desdenhar essas criticas referindo que assim sendo, tambem o novo testamento esta cheio de "real maravilhoso").


Mas de qualquer forma, para nao violar muito o doseamento de blog em caixas individuais consumiveis, limito o objectivo deste post,


- Criar uma ligacao entre a obra de Roth, especialmente nos seus primeiros romances com o cinema do Woody Allen (com a diferenca de Roth odiar as mulheres nos seus romances).


- Perguntar, quem e Woody Allen, a brooklyn jew ou um Village boy?
- o agente de L.A. com que a Annie vai viver... e o Paul Simon ou e impressao minha?

No comments: