Thursday, June 14, 2007



Vilar de Mouros

Ao menos que este blog sirva como muro, não de lamentações, mas de protesto, de palavras bradadas! Se ninguém lê, serve para não morrer de cancro, que reprimir faz cancro.

Li hoje no jornal "O Público" que o festival de Vilar de Mouros deste ano foi cancelado.


Depois vou ver o jornal desportivo, onde mais uma vez o Porto e o Benfica andam atrás dos mesmos 3 ou 4 jogadores como se não houvesse mais do que 30 futebolistas no mundo inteiro para todos os clubes do mundo.

O que é que uma noticia em a ver com a outra?
Para mim, sempre o mesmo estúpido problema da mentalidade.
Falemos do festival. O festival será cancelado por falta de apoio da câmara, a falta de apoio resulta de conflitos entre a câmara (PSD) e a junta de freguesia (CDU) originados já na discussão do traçado da A28.
Ora, de "trincas" e "guerras" perdem todos os outros, a câmara e a junta podem ter diferendos, mas podem também coordenar a realização de um festival que ajuda ambas. Assim, perde a junta, perde a Câmara, perdemos todos que ficamos sem festival.
Esta incapacidade de deixar os diferendos de lado para realizar um bem comum é um lástima constante em Portugal, mostra relações institucionais "de criança" entre dois órgãos políticos eleitos e deixa-nos a desejar que seja realizado um festival a poucos kilómetros, do lado Espanhol da fronteira. Depois vem o choradinho, sem qualquer admissão de culpa e sem perceber como pode tal coisa ter acontecido.
Imagine-se a secretária do Presidente da Câmara, um dossier chamado Vilar de Mouros, e o Presidente coloca um "x" no topo só por culpa de um outro dossier. Se calhar até acha que é uma forma de pressão (infelizmente, nem acredito que seja um problema de cores políticas porque já ninguém é ninguém neste país), mas não acredito que seja tão cego ao ponto de não reconhecer que também se prejudica. Cooperar em certas áreas com uma junta enquanto existem diferendos noutra área não é hipocrisia, é governar. Ou alguma empresa deixa de vender a um cliente mensal porque uma factura com dois anos anda em diferendo entre as partes?

Igual com o futebol, onde a luta pelos mesmos jogadores aproveita apenas aos agentes, que veem as propostas inflaccionar com um aceno ao clube rival do jogador pretendido por um, depois é só esperar pelo outro e esfregar as mãos de contente, como a Raposa as esfrega sempre que vê um parvo ao pé do poço, e toda a gente sabe como nós gostamos de ser parvos.

No comments: