Sunday, May 13, 2007




banda sonora - Johnny Cash - Personal Jesus (available at the blog playlist on the right side)

Bispo de Leiria-Fátima denuncia seitas católicas a "explorar generosidade dos fiéis"

13.05.2007 - Edição Online d' "O Público"

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, afirma que há seitas católicas e grupos esotéricos a "infiltrar-se" em Fátima para "explorar a generosidade económica dos fiéis".
Em entrevista publicada na edição de hoje do "Diário de Notícias", D. António Marto reconheceu que esses movimentos se "aproveitam" de um clima que "ainda não levanta suspeitas à polícia" para se infiltrarem."Há pessoas e movimentos que às vezes querem aproveitar-se de Fátima e do clima de acolhimento que aqui se vive. Trata-se de desvios, de levar para extremos determinadas devoções, de explorar os sentimentos das pessoas. De explorar a generosidade económica dos fiéis", afirmou.
Terá a Igreja Católica procedido à competente denúncia à Autoridade da Concorrência?
Lembro-me de ir a Fátima algumas vezes, ainda que esteja longe de praticar qualquer forma de religião ou de ritual na minha vida (descontando o ritual do banho matinal, da saída à noite no fim-de-semana, etc,etc,etc...), curiosamente sempre achei aquilo uma exploração religiosa da generosidade económica (e não só) dos fiéis. O problema então, será quando feita por outras seitas, o que até é compreensível, a I.U.R.D. ficaria chateada se a Igreja Católica aproveitasse as celebrações para cobrar dízimo para a paróquia mais próxima (ou para pagar o bifito no Império ao padre), de facto, há que estabelecer territórios para estas coisas de fiéis e dádivas, senão ainda temos guerra de gangs.

2 comments:

Trendy Jorge said...

Para a AdC é que não. É melhor não dares ideias. Depois ainda tenho o padre a dizer que não me casa enquanto o processo não estiver resolvido. E acredita, tu não queres problemas com a Igreja Católica Apostólica Romana.

Bolivar Media Enterprises, Co. said...

Porque é que não lhe chamamos ICAR? Já que tudo tem siglas hoje em dia?