Friday, March 16, 2007

espiral

banda sonora: http://www.dailymotion.com/video/xp7vr_verdi-traviata-choeur-bohemiens

Há quase uma semana que não actualizo o meu blog. Não por falta de tempo, que normalmente tem sido a desculpa habitual, mas neste caso por falta de realidade e pouco esforço de imaginação. A vida cá tem sido mais do mesmo, é fantástico como um dia se pode repetir em Leiden. Concertos e exposições em Amsterdão, algumas destas primorosas e uma qualidade em geral formidável se comparada com o que encontramos em Lisboa saciam apetites de cultura, mas não trazem nada de muito novo. A rotina é avassaladora nesta cultura, o asfixiamento que provoca é muito superior ao que se sente em Portugal. Não sou sociólogo nem me apetece discutir se a História acabou em Berlim há quase vinte anos, mas que a espiral de rotina, o acelerar da realidade pelo pânico de não se saber para onde se caminha é avassalador. Os comboios Holandeses são, de facto, um enorme reflexo da sua cultura. Ligações diárias ponto a ponto, sempre as mesmas ligações, rotas repetidas. As vidas aqui são vividas com um agrado enorme assim, em rotas repetidas.

1 comment:

Mia Pierrèt said...

As vidas são vividas com um agrado enorme assim, em rotas repetidas.. ai , aqui em lisboa e em qualquer parte do mundo. A rotina dá-nos segurança. Não gostamos de lidar com o desconhecido, com a probabilidade da novidade e da aventura.
Acho que o gene que codificava para essa vertente aventureira, pioneira que levou os Portugueses além mar... morreu com o Vasco da Gama ou talvez esteja perdido no meio do nevoeiro com o D. Sebastião!
baci